terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Crescimento Urbano

Mais um ano se passou e percebemos na cidade de Blumenau e região, um grande crescimento do mercado imobiliário, são cerca de 5 mil unidades só em nosso município. E isso tudo é muito bom. Dados do novo censo (2010) mostram dados interessantes sobre o crescimento vegetativo da cidade e seus movimentos migratórios. Percebeu-se que a cidade cresce dentro de parâmetros considerados ideais pela ONU. A região norte da cidade está sendo explorada pelo mercado e deve centralizar boa parte dos investimentos públicos e privados nos próximos anos.
É nesse ponto que eu gostaria de chegar, como será esse desenvolvimento urbano? Bom, o projeto Blumenau 2050 tem boas intenções com relação à organização urbana do município em vários aspectos. Mas gostaria de ressaltar a necessidade de não cometer na nova área de expansão urbana do município os mesmos erros cometidos nas micro bacias do ribeirão da velha e do garcia. Erros que por sinal continuam acontecendo como no caso do bairro Victor Konder onde obras iniciadas pós-desastre de 2008 invadem áreas de preservação permanente.
Acredito na possibilidade de um crescimento racional embora preferisse e recomendaria o crescimento zero como discutido no Eco 92, evento que reuniu centenas de chefes de estado em prol da racionalização do uso dos recursos ambientais.
Espero que não se pense logo em soluções estruturais como retificação de rio na região das Itoupavas para evitar problemas hidrológicos. Outra pretensão com relação a questão ambiente/urbano em nosso município seria de que tudo isso não se norteasse pela nova legislação ambiental municipal que fere não só as legislações hierarquicamente acima da mesma como também o ego de quem se preocupa com as pessoas e o ambiente em que vivemos.

http://clipimobiliario.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6704:crescimento-urbano&catid=142:artigo

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,182,3139817,16078

Nenhum comentário:

Postar um comentário