terça-feira, 17 de maio de 2011

Ano internacional das Florestas - 2011


Ano Internacional das Florestas

As florestas representam 31% de toda a área terrestre do Planeta. Devido à sua importância, a ONU (Organizações das Nações Unidas) resolveu declarar 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Isso porque elas são responsáveis pela melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e da vida de todos os seres que habitam a Terra.
Crédito: Divulgação
A marca criada para o Ano Internacional das Florestas

Além disso, as árvores liberam oxigênio – gás fundamental para a respiração dos seres vivos – e protegem o solo, evitando a erosão. As florestas são, ainda, as casas de centenas de milhares de diferentes espécies animais e vegetais. Elas são responsáveis diretamente pela sobrevivência de 1,6 bilhão de seres humanos, além de 80% da biodiversidade terrestre.
Com essa proposta, a ONU tem como principal meta incentivar a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas do Planeta, ou seja, incentivar a preservação das florestas, promover o seu desenvolvimento e conscientizar as comunidades que vivem em áreas florestais, para que possam explorar os recursos de forma controlada, sem causar prejuízos à natureza.

Curiosidades sobre as florestas

1. A Rússia, o Brasil, o Canadá, os Estados Unidos e a China, juntos, contam com metade da área de florestas do mundo.

2. A média de devastação florestal anual nos último 15 anos é de aproximadamente 13 milhões de hectares anuais, o equivalente à área do Estado do Amapá.

3. Entre 2000 e 2005, a média de devastação de florestas vem caindo lentamente, estimando-se que a derrubada diária atual corresponda a 20 mil hectares.

4. Entre 1990 e 2005, as áreas destinadas à preservação das formações florestais aumentaram em 32%, ou 96 milhões de hectares.

5. Atualmente, apenas 36% da área florestal global pode ser considerada primária – onde não ocorre ação humana direta –, estando grande parte concentrada no continente americano.

6. Apenas 20 países do mundo são capazes de monitorar o impacto de fatores naturais (como incêndios, pragas, doenças e distúrbios climáticos) sobre as florestas, o que demonstra a necessidade da democratização da tecnologia de monitoramento desses ambientes.

7. Existe uma relação direta entre desenvolvimento humano e preservação florestal, sendo os países ricos os que mais preservam e os pobres os que mais devastam.

8. A maioria dos incêndios florestais é causada por ação humana.

9. O Japão é o país que apresenta a maior extensão de floresta plantada com o objetivo de preservação.

10. Aproximadamente 4% das florestas do globo são principalmente utilizadas com os propósitos de recreação, educação e turismo, sendo o continente europeu o que mais faz esse tipo de uso da sua área florestal.

Fonte: PortalPositivo

Muito mais informações nas aulas sobre Biomas e Biomas do Brasil de 1o ao 3o EM.

Jonathan Kreutzfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário