Sobre a greve de SC, esta notícia é do começo da movimentação, mas de fato o processo continua e tem muitos estudantes sem aulas ainda nesta data!
Antes do texto, deixo a minha opinião. Tenho a certeza de que este salário BASE é ridículo diante do que é ser professor, nem falarei das dificuldades. Falo da importância da profissão para o desenvolvimento do país mesmo. Acredito também, profundamente que a maior parte dos professores merece um salário BASE melhor. Agora quero dizer também que pelo pouco que conheci o sistema público de ensino, não gostaria nenhum pouco de ser gestor das pessoas que não fazem o mínimo do seu trabalho. Isso mesmo, tem gente que infelizmente já entra na profissão desacreditada e não faz por merecer nem mesmo o piso. Sei das condições absurdas de trabalho e do salário pífio. Mas se eu concordei em trabalhar por um valor devo me dedicar, no mínimo, pelo bem dos ALUNOS. Outra coisa, de nada adianta os empregadores pagarem mais para quem tiver mais cursos, especializações, se estes forem feitos com o desleixo que alguns levam o seu trabalho. Antes que alguém me critique, sou professor e falo pelo que já vi! E já trabalhei em 9 colégios públicos (estadual e municipal).
Jonathan Kreutzfeld
Professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina decidiram entrar em greve após assembleia realizada no final da tarde desta quarta-feira, em Florianópolis. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 10 mil educadores participaram do protesto, a maior mobilização já realizada pela categoria no Estado.
Ao sair da reunião que definiu a greve, houve um princípio de tumulto por causa de uma decisão da Polícia Militar do Estado de fechar o portão principal do centro de convenções de Florianópolis, impedindo a saída do carro de som e dos trabalhadores.
Segundo o Sindicato dos trabalhadores em educação (Sinte), organizador do evento, a corporação exigia que a caminhada fosse feita por uma passarela de pouco mais e dois metros de largura e não pela avenida Governador Gustavo Richard, como haviam combinado previamente.
De acordo com a Polícia Militar, a medida foi tomada para garantir a segurança dos manifestantes e dos motoristas que trafegavam pela avenida e para evitar um confronto a passagem foi liberada.
Com faixas e cartazes, os docentes cobraram do governo catarinense que pague o piso salarial nacional definido em lei. Após o protesto, os professores caminharam pelo centro de Florianópolis e causaram tumulto no trânsito. Batedores da Polícia Militar e um helicóptero acompanharam a manifestação, que passou pela Assembleia Legislativa e pela secretaria de estado da Educação.
A paralisação geral das atividades em todas as escolas do Estado, que irá afetar 700 mil alunos, está marcada para começar na próxima quarta-feira. Nos próximos dias, os professores devem orientar os pais e os alunos sobre a decisão da greve.
O governo catarinense, que recorreu à Justiça contra o piso nacional do Magistério, apresentou uma proposta de pagamento de R$ 1187 de salário, incluindo os abonos, valor que não foi aceito pela classe. Pela lei, o valor deve ser pago sem a inclusão de benefícios como o abono salarial.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5124166-EI8266,00-Em+protesto+mil+professores+estaduais+anunciam+greve+em+SC.html
Este blog tem por finalidade ampliar a interatividade no processo ensino-aprendizagem, bem como disponibilizar informações referentes ao ensino de Geografia, Atualidades, Santa Catarina, dicas de vestibular e algumas variedades.
Olá Jonathan,
ResponderExcluirInfelizmente, enquanto politicagem e educação trabalharem de mãos dadas, muito pouco vamos conseguir fazer em prol da sociedade por vias do magistério público estadual! Já que,quem muito faz -pouco é valorizado e, os que pouco trabalham - recebem honrarias!
Abraços
Abraços
gostari de saber se o governo sobrevive com o salario do profesor? e repugnante o que estao fazendo com a nossa classe que os politicos que representam o nosso estado tomem consciencia disso. A unica profissao formada e pos graduada que tem esse salario.PEÇO com carinho que analisem nossa situaçao, continuamos na greve ate que nao mude essa situaçao.
ResponderExcluirpoliticos de santa catarina analisem a situaçao dos professores se coloque no nosso lugar , imagine que seja seu filho ganhando esse salario para sustentar a familia nao aguentamos mais . com muita esperança que essa situaçao mude contamos com sua colaboraçao.
ResponderExcluirQuando que vai acabar essa greve? E os alunos como que ficam, sem aula sem materia, os mais prejudicados disso é os alunos e não os professores,está certo que isso é o direito deles que eles estudaram bastante para fazer essa profisão,mais e os alunos? Depois como que vão recuperar a matéria,estudando nas ferias, nos sabados, isso não é justo, pois os alunos não estão ganhando nada com isso só perdendo é a bem da real,muitos professores só estão pensando neles mesmo, e não nos alunos,queremos que isso acabe agora, queremos voltar as aulas,e não ser prejudicado futuramente!
ResponderExcluirolha, eu acho o seguinte, como ja chegamos a esse ponto e dizem q se chegar a 45 dias de greve eles cancelam o ano letivo, deveriam chegar a esses 45 dias e deixar para o ano que vem, fika ai minha opnião!
ResponderExcluirQuando que vai acabar essa greve? E os alunos como que ficam, sem aula sem materia, os mais prejudicados disso é os alunos e não os professores,está certo que isso é o direito deles que eles estudaram bastante para fazer essa profisão,mais e os alunos? Depois como que vão recuperar a matéria,estudando nas ferias, nos sabados, isso não é justo, pois os alunos não estão ganhando nada com isso só perdendo é a bem da real,muitos professores só estão pensando neles mesmo, e não nos alunos,queremos que isso acabe agora, queremos voltar as aulas,e não ser prejudicado futuramente! ²
ResponderExcluirQuando que vai acabar essa greve? E os alunos como que ficam, sem aula sem materia, os mais prejudicados disso é os alunos e não os professores,está certo que isso é o direito deles que eles estudaram bastante para fazer essa profisão,mais e os alunos? Depois como que vão recuperar a matéria,estudando nas ferias, nos sabados, isso não é justo, pois os alunos não estão ganhando nada com isso só perdendo é a bem da real,muitos professores só estão pensando neles mesmo, e não nos alunos,queremos que isso acabe agora, queremos voltar as aulas,e não ser prejudicado futuramente!³
ResponderExcluirHA HA HA, ESSA GREVE TEM QUE ACABAR....
É COMO É QUE OS ALUNOS FICAM? ELES NÃO TEM CULPA MAS VÃO PAGAR TAMBÉM POR QUE VOCÊS NÃO ESTÃO PREJUDICANDO SÓ O GOVERNO, COMO É QUE ELES VÃO RECUPERAR OS DIAS PERDIDOS?SEI QUE TODOS DEVEM LUTAR POR SEUS DIREITOS,MAS DEVERIAM PENSAR UM POUCO NOS ALUNOS....ESSA GREVE TEM QUE ACABAR LOGO.......OBRIGADA
ResponderExcluirOlá anônimo anterior, só vamos tomar cuidado com a generalização (vocês) OK! No mais tudo certo!
ResponderExcluirÉ uma situação complicada no qual um erro não justifica outro ... mas se os professores cansarem das greves e de lutarem por melhores condições e simplismente decidirem mudar de profissão,quem dará aula aos alunos?
ResponderExcluir