Editais para contenção de cheias serão lançados logo
22 de fevereiro de 2012
Os editais para elaboração dos projetos do projeto de contenção de cheias serão lançados logo pelo governo estadual. Eles deverão tratar de quatro pontos emergenciais, na primeira etapa do estudo realizado pela agência japonesa Jica:
1. Elevação do nível das barragens de Taió e Ituporanga, para aumentar a capacidade de retenção das águas. Taió pode receber hoje até 83 milhões de metros cúbicos, enquanto Ituporanga atinge a 93,5 milhões. Com o aumento da barragem em mais dois metros, as duas juntas elevarão a capacidade em mais 36 milhões de metros cúbicos.
2. Monitoramento eletrônico das calamidades, com instalação de um moderno radar meteorológico na região de Santa Cecília.
3. Construção de comportas em Botuverá visando maior contenção das águas do rio Itajai Mirim, protegendo melhor as cidades de Brusque, Itajaí e arredores.
O edital do monitoramento será lançado pela Secretaria da Defesa
Civil, que vem coordenando os estudos do programa, enquanto os dois relacionados às barragens e comportas serão coordenados pelo Deinfra, da Secretaria de Infraestrutura.
O governador deverá anunciar, ainda, novas obras de recuperação de pontos críticos de rodovias estaduais e federais situadas em toda a bacia.
A região do programa Jica abrange 53 municípios e representa mais
de 20% da população catarinense e cerca de 25% do PIB estadual.
O plano será apresentado pelo governador às autoridades e lideranças de Itajaí na quinta-feira (23/02), às 15h30m, e de Blumenau, às 18h30. Idêntico encontro acontecerá na sexta-feira, às 10h.
Aleluia! Pela primeira vez nas últimas três décadas os governos estadual e federal se unem de forma republicana para priorizar um projeto catarinense de grande alcance sócio econômico. Saem da retórica para, com singular agilidade, partir concretamente para a ação.
Moacir Pereira
Este blog tem por finalidade ampliar a interatividade no processo ensino-aprendizagem, bem como disponibilizar informações referentes ao ensino de Geografia, Atualidades, Santa Catarina, dicas de vestibular e algumas variedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário