segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Redação Nota 1000 – A questão indígena no Brasil

Este ano teremos uma série de postagens de redações que atingiram nota máxima, considerando os critérios do Enem e ou de importantes vestibulares do Brasil.

A redação a seguir foi proposta e corrigida pelo professor Antônio Carlos Rocha do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Barão do Rio Branco de Blumenau - SC.

A questão indígena no Brasil

Por Gabriel Thiem

Como já é de conhecimento comum, as dificuldades pelas quais os povos indígenas brasileiros passam não começaram recentemente, mas sim já existem há um bom tempo. No período colonial, eles sofreram com o processo de aculturação por parte dos europeus e hoje são prejudicados por atividades extrativistas e agropecuárias, além de terem sua cultura desvalorizada. Dessa forma, é evidente que o tratamento da questão indígena no Brasil precisa de modificações urgentes.

Em primeiro lugar, é importante perceber que, embora muitas pessoas falem que os índios de nosso país não são mais os mesmos de antigamente, pois já estão inseridos no processo capitalista, esses povos não deixam de fazer parte da cultura indígena. Por esse motivo, eles ainda merecem o devido respeito e devem ter seus costumes preservados e direitos resguardados, em vez de sofrerem com ações de grandes empresas e latifundiários.

Além disso, é preciso notar que a cultura dos povos nativos brasileiros é parte integrante da própria cultura nacional, a qual o Estado é encarregado de preservar. Então, da mesma maneira que construções europeias antigas são tratadas com cuidado em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, os ensinamentos e as práticas indígenas merecem toda a atenção do governo e da população.

Assim, fica claro que a forma como os índios são tratados no Brasil precisa de alterações. As leis atuais, muitas vezes desrespeitadas, não conseguirão promover a manutenção da cultura nativa a longo prazo. Por isso, fazem-se necessárias novas políticas públicas de proteção aos povos indígenas que não deixem impunes aqueles que violarem seus direitos. Somando-se a isso a contínua conscientização da população por meio do foco maior dado ao assunto no currículo escolar, as mudanças poderão ser atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário