sexta-feira, 8 de junho de 2018

Redação Nota 1000 – Altruísmo no mundo Contemporâneo


Série de postagens de redações que atingiram nota máxima, considerando os critérios do Enem e ou de importantes vestibulares do Brasil.

A redação a seguir foi proposta e corrigida pelo professor Nardy Bechtold Júnior do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Cônsul Carlos Renaux de Brusque.

Tema: “Existe espaço para o altruísmo no mundo contemporâneo?”

Por Vitória Suavi Bernardo
  
Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

Existe espaço para o altruísmo no mundo contemporâneo?
     
Augusto Comte define a tendência natural humana de manter um comportamento favorável ao próximo como altruísmo. Como mostra Hobbes em sua tese, o homem nasce mal e faz questão de ser, nas palavras do filósofo, "O lobo do próprio homem". Tal pensamento deve ser usado como forma de reflexão para a falta de humanitarismo que existe na esfera social atual. Nesse viés, dois aspectos fazem-se relevantes: o resultado de um passado de construções científicas e a modelação a partir da moral cristã.

Em primeiro lugar, a teoria hobbesiana adota a ideia de que impulsos egoístas são inatos, o que é fato. Todas as espécies do reino Animalia possuem instintos naturais de competição, e isso está provado pela Teoria Darwiniana da evolução. A sobrevivência é um patamar ocupado pelos mais aptos, o que favorece um animal em detrimento do outro. A mesma lógica se aplica ao modelo capitalista, no qual forças sociais nas relações incitam a competitividade entre os empregados para que se destaquem no mercado, fator que cria o aumento do individualismo. As raízes desse problema têm, na verdade, uma construção natural que, mesmo o ser humano sendo racional e cada vez mais inteligente, é agravada todos os dias.

Em contrapartida, é visível o esforço de grupos que ajudam entidades carentes ou que não tem voz. Essas exceções são frutos da ética e moralidade cristã, que aliena as virtudes humanas de acordo com o princípio da boa conduta. As Igrejas, ao invés de relativizar ações, pautou todas elas e criou uma trilha para o céu. Foi promovida a caridade, ao oposto da luta pela igualdade de direitos. Apesar da domesticação das vontades do ser, as instituições religiosas são responsáveis por um molde social e moral praticamente impermeável atualmente, que realiza uma higienização espiritual, através de amor ao próximo. A partir disso, o convívio social se tornou mais sólido e inclusivo.

Por fim, conclui-se que existem pessoas altruístas, mesmo que não sejam maioria, mas que se precisa de mais. Para resolver o impasse, medidas são necessárias. O Ministério da Educação deve propor políticas públicas que promovam propagandas e trabalhos em grupo, a fim de que jovens se tornem mais unidos e empáticos. A família, por sua vez, precisa ensinar as crianças que existe espaço para todas as pessoas, por meio de diálogos e das próprias regras familiares, mesmo que desvinculadas de instituições. Como citou Machado de Assis: "O menino é o pai do homem", ou seja, uma criança esclarecida resultará em um adulto conscientizado.
____________

Uma boa dica sobre altruísmo é procurar entidades próximas já organizadas e contribuir a partir delas ou se você por exemplo quer contribuir financeiramente, pode fazer também em instituições internacionais como o MSF. Veja no link abaixo como fazer para contribuir. Mas nunca esqueça que as pessoas e entidades mais próximas também podem precisar de sua ajuda financeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário