quinta-feira, 28 de junho de 2018

Redação Nota 1000 – Altruísmo no mundo Contemporâneo II


Série de postagens de redações que atingiram nota máxima, considerando os critérios do Enem e ou de importantes vestibulares do Brasil.

A redação a seguir foi proposta e corrigida pelo professor Nardy Bechtold Júnior do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Cônsul Carlos Renaux de Brusque.

Tema: “Existe espaço para o altruísmo no mundo contemporâneo?”

Por Isadora Bastiani

Em 2011, na Síria, iniciou-se uma guerra civil que perpetua desde então, envolvendo diferentes opiniões. O conflito já matou milhares e fez com que metade dos sírios deixassem seu país. A sede por força e autoridade vinda de homens já poderosos deixa pessoas inocentes à mercê da falta de altruísmo dos mesmos. A tendência à preocupação com o outro é o que perdeu lugar para a modernidade e a vida corrida do Homem contemporâneo, fato que precisa ser urgentemente analisado.

Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, falecido em 2017, a atual sociedade é baseada em relações líquidas. Com tal afirmação ele se refere à facilidade com que as coisas, assim como a água, vêm e vão. Por conseguinte, a ganância está fortemente relacionada com a falta de empatia; a incessante busca por dinheiro leva o ser humano a esquecer do sentimento alheio para conseguir o que quer. A fim de ilustrar o supracitado, tem-se a teoria da Mais-Valia proferida por Karl Marx e Frederich Engels na obra “O Capital”. 

Não obstante, vale ressaltar o trabalho de diferentes ONG’s e programas sem fins lucrativos, tais como o Médico Sem Fronteiras ou a Actionaid, que por meio do trabalho voluntariado buscam mudar a realidade de pessoas em estado de miséria ao redor do mundo. Logo, o altruísmo é tão vital para o ser humano quanto a educação, sem ambos a sociedade estará fadada ao fracasso.

Dessarte, concomitante a isso, o uso das disciplinas de Sociologia e Ensino Religioso para abordar o tema nas escolas é imprescindível na formação dos jovens, fazendo com que adquiram a consciência de que sozinho não se vive. É, portanto, responsabilidade do MEC orientar mestres e professores para que instruam seus alunos sobre a importância do altruísmo no meio social, bem como palestras ministradas aos pais são de extrema relevância para auxiliar na educação de seus filhos. Afinal, como proferiu o autor brasileiro Monteiro Lobato, “uma sociedade se constrói com homens e livros”, sendo o conhecimento ferramenta de suma importância para o amadurecimento social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário