sexta-feira, 28 de junho de 2019

Resumo: 30 Anos da Queda do Muro de Berlim


Este ano temos diversas datas que completam aniversário, isso acontece todo ano. Porém quando o número é redondinho, a chance de cair em uma prova de vestibular aumenta. Por este motivo, teremos diversos resumos sobre os assuntos mais importantes que estão de parabéns! Os textos são da Professora de História Joice Brignoli.

Aproveito também para recomendar a todos que assistam o Show do Pink Floyd – Live in Berlin de 1990, ou pode ser uma versão do show atual que o Roger Waters faz e eu coloquei aqui abaixo.


E se você quiser saber mais sobre muros que ainda separam povos, acesse o link abaixo:


Jonathan Kreutzfeld

Resumo: Queda do Muro de Berlim

Por Joice Brignoli

A conferência de Potsdam, no final da segunda guerra mundial, dividiu a Alemanha, incluindo a capital Berlim, em quatro zonas, ocupadas pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética, na prática, essa divisão ficou definida em dois grandes blocos: A Alemanha Oriental, comunista e a Alemanha Ocidental, capitalista.

No dia 13 de agosto de 1961, durante a Guerra fria, a Alemanha Oriental, iniciou a construção do muro a fim de separar Berlim Oriental de Berlim Ocidental. A ideia era evitar invasões ou fugas de ambos os lados, o que não era raro de acontecer, mesmo com toda vigilância militarizada nas fronteiras. Vários protestos e agitações populares foram organizados ao longo dos anos, principalmente no ano de 1989 a fim de acabar com a segregação.


Após 28 anos de fugas de civis e tentativas de negociação, a Alemanha Oriental permite a passagem pela fronteira, iniciando a destruição do muro em novembro de 1989. O muro começou a ser demolido pela população, porém, teve sua demolição efetiva em 1990.

O muro de Berlim possui um caráter simbólico muito forte para o mundo pós Segunda Guerra Mundial. Caracteriza a polarização do mundo, o acirramento das tensões entre EUA e União Soviética e, por consequência, sua queda indica a vitória do capitalismo, a reunificação da Alemanha e a queda do bloco comunista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário