Mais uma vez observamos desastres naturais no Brasil e no Mundo. Noticiários, jornais, revistas, em todo lugar se houve falar de problemas relacionados principalmente à vida urbana. Normalmente culpa-se o clima, as mudanças climáticas, não que elas não ocorram, mas me parece que é mais simples culpar o mundo.
Agora o governo federal vai reformular o plano de defesa civil do país, atitude muito sensata e condiz com a importância do desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro. Mas não podemos deixar de verificar que no Brasil a defesa civil funciona infelizmente como um socorro e não como algo a ser ouvido como precaução.
Bom, mas para isso temos as legislações ambientais não é? Elas são fundamentadas pela ciência cito: Geologia, Geomorfologia, Urbanismo, Engenharias, Biologia, Geografia, Sociologia, entre inúmeras outras. Mas então por que elas não são cumpridas? Esses eventos não são mais problema de ambientalistas, são sérios problemas sociais!
Nem mesmo os legisladores seguem a lei, cito o código ambiental de Santa Catarina e a legislação ambiental de Blumenau como exemplo. E por falar em Blumenau, o que aconteceu em janeiro no município mais uma vez é decorrente do contínuo descumprimento das normas de ocupação.
Quando este país vai entender que prevenir é muito mais barato do que remediar? Quanto dinheiro precisa ser gasto e quantas pessoas morrerem para que se faça simplesmente cumprir a lei? Muita gente acha piada nos dias de hoje aceitar o código florestal de 1964, mas ninguém consegue dizer se todos esses problemas persistiriam se o mesmo fosse cumprido no seu ínterim.
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,182,3185042,16356
Este blog tem por finalidade ampliar a interatividade no processo ensino-aprendizagem, bem como disponibilizar informações referentes ao ensino de Geografia, Atualidades, Santa Catarina, dicas de vestibular e algumas variedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário