quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fusos Horários do Brasil

Fusos Horários do Brasil

O Brasil possui atualmente 3 fusos horários:

UTC-2: Arquipélago de Fernando de Noronha e Ilha de Trindade. (2 horas atrasado com relação a Greenwich – 30º oeste)
UTC-3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste, Estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá, e o Distrito Federal. (3 horas atrasado com relação a Greenwich – 45º oeste)
UTC-4: Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. (4 horas atrasado com relação a Greenwich – 60º oeste)


Estas alterações ocorreram a partir de 24 de abril de 2008 a Lei Federal nº 11.662 reduziram a quantidade de fusos horários do Brasil para três.
Por que mudou? Antes tínhamos 4 fusos portanto quando um filme passava às 22h em São Paulo (por exemplo), isso representava 20h lá no 4º fuso, e eventualmente contendo conteúdos inadequados para crianças, limitava as transmissões televisivas. Eliminando o 4º fuso, tem-se 21h e de acordo com a legislação pertinente ao que se pode passar na TV em cada faixa horária. Melhorou a situação das grandes redes de televisão. O problema é que assim os acreanos, por exemplo, tiveram que se adequar ao sol nascendo mais tarde e se pondo também mais tarde.

Em suma, as grandes redes de TV “mudaram os fusos” no Brasil para se beneficiar e cumprir suas leis de transmissão, não interessando os prejuízos que os afetados possam ter em decorrência disto.
Obs: Atualmente o estado de Pernambuco é o único que possui 2 fusos horários: o oceânico e o continental. E a hora oficial do Brasil é a de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário