Profissões e mercado de trabalho
Para ter oportunidade no mercado de trabalho e obter sucesso na carreira é necessário avaliar o perfil (profissional) e considerar a demanda de necessidades do mercado. Conseqüentemente, o profissional precisa apostar em um setor que não esteja saturado de profissionais e buscar inovações para tornar seu currículo mais atraente para o empregador.
Áreas de trabalho em alta em 2011 e que permanecerão no ranking em 2012: energia, telecomunicações, infraestrutura, meio ambiente, tecnologia, combustíveis, comércio e negócios pela internet.
Profissões de sucesso:
· Área comercial e internet;
· Tecnologia da informação;
· Telecomunicações;
· Varejo e consumo;
· Sustentabilidade, meio ambiente e saúde;
· Energia;
· Construção civil;
· Óleo e gás;
· Infraestrutura e transporte;
· Setor farmacêutico;
· Contabilidade;
· Recursos humanos;
· Seguros;
· Segurança.
Essas áreas são promissoras e permanecerão ao longo dos próximos anos. Destaque para as quatro áreas que proporcionarão bons salários, empregabilidade e crescimento:
· Internet e área comercial: esses dois mercados são um dos que sempre se mantêm, até mesmo em tempos de crise. A primeira área “sobrevive” de serviços de propagandas que, por sinal (nos últimos anos), tem apresentado um enorme crescimento. Quanto à segunda, tem como fonte as vendas para suprir as inúmeras necessidades e desejos dos consumidores. Como é possível perceber, ambas se completam, ou seja, uma divulga bens e serviços enquanto a outra vende esses produtos. Salientamos que, em decorrência do comércio eletrônico, a tendência é de forte crescimento.
· Telecomunicações: este campo de atuação sempre está em busca de profissionais qualificados para lidar com sistemas complexos como reparos, manutenções ou criação de novos. Tecnologia via cabo, 3G e Rede IP são algumas das áreas para quem é técnico em telecomunicações. Contudo, com o crescimento do número de celulares, computadores, iPads e demais dispositivos tecnológicos, é evidente que este mercado apresenta uma enorme possibilidade de continuidade de crescimento para os próximos anos.
· Seguros e segurança: cada vez mais as pessoas estão investindo em segurança seja ela patrimonial ou pessoal. A insegurança que a sociedade está vivenciando tem gerado uma busca por profissionais desta área. Por outro lado, as empresas têm também cumprido seu papel na qualificação de mão-de-obra. No final, quem ganha são as organizações e os trabalhadores, pois mais emprego significa mais renda para a classe trabalhadora e para movimentar a economia do país.
· Varejo e consumo: esta é uma área em constante crescimento. Para se ter ideia, só o mercado de cosméticos no Brasil já é o segundo em todo o mundo. Setores do comércio relacionados à venda de roupas, gêneros alimentícios e bebidas estão cada vez mais dispostos a investir “pesado” neste ramo. Isto tudo se deve ao crescimento econômico, o qual proporciona maior poder de compra para os brasileiros.
Vale lembrar que Marketing também está se tornando um setor promissor, pois as empresas estão investindo mais em propagandas e produtos. Outro setor é o de Turismo e Hotelaria que está crescendo muito devido à Copa do Mundo de 2014.
Conhecer o mercado de trabalho em outras regiões pode ser um ótimo começo. Abaixo, segue parte do levantamento elaborado pelo Grupo Foco sobre as profissões que estão em alta no país, por região.
· PARANÁ (Curitiba) – áreas em alta: Controladoria, Logística, Suprimentos, Engenharia, Comerciais e Atendimento ao Público, Inteligência de Mercado/Marketing e Tecnologia da Informação. Cursos em alta: Ciências Contábeis, Engenharias em geral, Informática, Administração e Marketing.
· NORTE (Belém) – área de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Mecatrônica; Sistema de Tecnologia (com formação técnica) e Instrumentalização; Saúde.
· CENTRO-OESTE (Brasília) – Engenharia Civil, de Produção e Eletrônica; Tecnologia da Informação.
· INTERIOR DE SÃO PAULO (Campinas) – Engenharia Mecânica, Elétrica e Mecatrônica.
Outras áreas requisitadas: administrativa, financeira, recursos humanos e formações técnicas.
· SÃO PAULO (Capital) – Engenharia; Construção Civil (parte de hidráulica); Mecânica.
· RIO DE JANEIRO (Capital) – Engenharia voltada para mineração (sedes da Votorantim e Vale); áreas de logística, compras e ferrovias.
· ESPÍRITO SANTO (Vitória) – áreas técnicas e engenharia (investimento das empresas Petrobrás e Vale); Construção Civil em tendência de crescimento.
· SUL (Porto Alegre) – Tecnologia da Informação (Ciências da Computação, Analista de Sistema); Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica; Setores da Indústria, Serviços e Construção Civil.
· NORDESTE (Salvador) – Construção Civil; Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; Administração; Setor Industrial.
Fonte: Correio Braziliense e Época Negócios
Este blog tem por finalidade ampliar a interatividade no processo ensino-aprendizagem, bem como disponibilizar informações referentes ao ensino de Geografia, Atualidades, Santa Catarina, dicas de vestibular e algumas variedades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário