sexta-feira, 16 de março de 2012

Falecimento Aziz Nacib Ab Saber


Com muito pesar comunicamos o falecimento do renomado geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, nesta sexta-feira (16/03/2012) de infarto.

O Prof Aziz sempre esteve disponível em colaborar com o Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – MPPT, por meio da sua presença em eventos científicos e seu apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu. Em 2008 a UDESC teve a honra de conceder-lhe o título Honoris Causa.


Um dos maiores pesquisadores em geografia física foi presidente da SBPC (1993 a 1995), trabalhava no Instituto de Estudos Avançados da USP. Acumulou vários prêmios, como: Prêmio Jabuti em ciências humanas, (1997 e 2005); em ciências exatas (2007); Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (1999); Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001); Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. Atualmente, era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário