Pelo que eu entendo, ocupar áreas de planícies de inundação sempre vão dar problemas em qualquer lugar em que o clima tenha precipitação suficiente para ser considerado úmido. Claro não devemos ocupar nenhum tipo de área deste tipo. Fato é que a cidade precisa crescer para algum lugar certo? Também concordo, mas creio que a forma como a ocupação do solo está sendo feita na região norte de Blumenau é muito parecida com a época da colonização. Desde a margem do curso de água até o topo da elevação mais próxima. E o pior, com grande impermeabilização do solo por parte das novas estruturas. Alagando assim, inclusive áreas que antes não eram alagadas. Mas como "todo mundo está feliz" devido ao aumento do valor dos velhos e novos terrenos. Que seja assim, mas que é um erro é!
Jonathan Kreutzfeld
Previsão inicial era de que o nível só estabilizasse no fim da tarde desta sexta-feira.
O nível do Ribeirão Itoupava, na Itoupava Central, em Blumenau, está estabilizado desde as 10h30min desta sexta-feira. A informação é do coordenador do Ceops, Hélio Santos Silva. O ribeirão, que chegou a transbordar e alagar algumas áreas mais baixas, chegou a 5,66m. Inicialmente, a previsão era de que o nível estabilizasse apenas no fim da tarde desta sexta-feira.
A partir de agora, explica Silva, o nível deve começar a baixar rapidamente. A chuva das última horas chegou a 97,2mm na região. Algumas ruas ficaram alagadas. Durante a madrugada de sexta-feira, a SC-474 teve o trânsito interrompido por causa da água na pista.
A previsão é que a chuva diminua ao longo do dia e há chance de que sábado o tempo fique firme na cidade.
JORNAL DE SANTA CATARINA
Boa observação Jonathan, acho importante o planejamento da cidade de forma organizada, revisada periodicamente e sempre em questionamento. Sou defensor do BNU 2050, poucas cidades do cenário brasileiro realizam isso, mas a questão do desenvolvimento para as áreas alagáveis deve ser colocado em pauta. A Zona Sul tão tem espaço, nem a Zona Leste. A Zona Oeste (Velha) e a Norte (Itoupavas) são as melhores regiões, em termos de espaço, mas ao mesmo tempo a Norte possui os problemas que você citou. Agora a questão é se vale a pena mudar para outra região ou se a região em questão deve ser pensada em como crescer (taxa de ocupação, impermeabilização, matas ciliares), pois o crescimento da cidade é inevitável, mas ao mesmo tempo a cidade requer cuidados. Os japoneses construíram suas cidades em regiões extremamente suscetíveis a terremotos, contudo se adaptaram. E nós, o que vamos fazer?
ResponderExcluirAbraços Kreutzfeld, parabéns sempre pelo Blog!
www.arquisofia.com
Que prazer ver que permaneces acompanhando o Blog! Também sou defensor do Blumenau 2050. E acho essencial o que você ressaltou "(taxa de ocupação, impermeabilização, matas ciliares), pois o crescimento da cidade é inevitável..."
ExcluirAbraço!!! E mais uma vez muito obrigado!