quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Parques Nacionais em Santa Catarina


Parque Nacional das Araucárias - SC
O Parque Nacional das Araucárias situa-se entre as cidades de Passos Maia e Ponte Serrada, Regiões Turísticas do Grande Oeste de Santa Catarina, a 512 quilômetros de Florianópolis.
É local de proteção e preservação da araucária, árvore também conhecida com pinheiro do Paraná ou pinheiro-brasileiro. Criado em 2005, o local abriga diversas espécies de aves, mamíferos e anfíbios ameaçados de extinção.
O Parque está voltado para pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Porém, seu potencial de visitação pública, ainda, está sob análise.
Área de Extensão: 12.841 hectares.
Parque Nacional da Serra do Itajaí - SC
O Parque Nacional da Serra do Itajaí é um enclave de Mata Atlântica no Nordeste de Santa Catarina. Próximo a Blumenau, sua área abrange outros oito municípios. Foi criado, em 2004, para preservar a diversidade da fauna e flora local; e conta com uma diversificada infraestrutura ao Ecoturismo. Suas cachoeiras e quedas d’águas são bastante procuradas, principalmente, durante o verão.
Duas de suas trilhas, “do Sapo” e a subida ao “Morro Spitzkopf”, são bem populares. As duas levam os aventureiros a belas visões da região, quando se chega ao cume dos morros para os quais elas conduzem.  
Área de Extensão: 57.475 hectares.
Parque Nacional de São Joaquim - SC
O Parque Nacional de São Joaquim está numa das regiões mais frias do Brasil. Com paisagens invernais, foi criado, em 1961, para preservar bosques de Araucárias. Localiza-se próximo a Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará. É aberto à visitação.
A região oferece uma paisagem magnífica e opções para o Ecoturismo. Seus cartões-postais são: a Pedra Furada e o Morro da Igreja (com 1.828m de altitude). É possível fazer caminhadas por entre as Araucárias, nascentes e piscinas naturais do Rio Pelotas. As temperaturas no Parque podem chegar a 13ºC negativos. As rochas que formam o Parque são vulcânicas, chamadas de basalto, com 133 milhões de anos.
Área de Extensão: 49.300 hectares.
Parque Nacional de Aparados da Serra - RS/ SC
No Parque Nacional de Aparados da Serra estão cinco dos maiores canyons do Brasil. Foi criado em 1959 e localiza-se na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre os municípios de Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS). O maior canyon do parque é o Itaimbezinho, com 5,8 km de extensão.
O turismo é muito bem organizado no Parque, que possui, entre outros serviços: centro de visitantes, espaço cultural para exposição, auditório, e lanchonete. O clima por ali é temperado, com temperatura média anual de 16ºC. O mês mais quente é janeiro, melhor época para visitá-lo.
Área de Extensão: 13.082 hectares.
Parque Nacional da Serra Geral – RS/SC
Criado em 1992, o Parque Nacional da Serra Geral resguarda a Floresta de Araucárias existente na região. Situado na divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estende-se pelas cidades de Jacinto Machado e Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS).
Dois de seus maiores atrativos ao turismo são: o Canyon Fortaleza e a Pedra do Segredo. Para se chegar a esses lugares é preciso fazer uma trilha de, aproximadamente, meia hora, com alguns trechos de elevação íngremes, por cachoeiras e córregos. É intensa a presença de pesquisadores que realizam estudos científicos da fauna e flora locais.
Área de Extensão: 17.333 hectares.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário