Postagens populares

sexta-feira, 29 de março de 2013

G7 x BRICS x UE


Diante da discussão sobre o surgimento do banco de cooperação entre os BRICS e da recessão econômica dos PIIGS que agora já pode acrescentar também o Chipre, mais a estagnação econômica de boa parte do mundo desenvolvido resolvi fazer algumas pesquisas.

Resolvi buscar dados atualizados sobre a economia e a população de alguns grupos de países. Resolvi coletar dados sobre o G7 (atualmente se utiliza G8 com Rússia junto, mas preferi usar só os 7 mesmo pois Rússia já fica nos BRICS), BRICS e União Européia. A última mais como referência apenas.

Diante dos dados levantados, minha síntese foi:

O G7 representa países de economia consolidada e desenvolvida, estas mesmo passando por dificuldades passam por período de estagnação devido ao fato de que não possuem muitas oportunidades novas em seu território. Neste caso, o crescimento destas depende da exploração de trabalho de algum outro lugar do mundo, se não fizerem isso vão ficar nessa mesmo. Não que isso seja ruim, mas o capitalismo não aceita nem gosta de estagnação econômica.

Os BRICS representam oportunidades, têm muito por fazer ainda, são populosos, em geral possuem grandes territórios e muito para crescer em tecnologia, infraestrutura, educação, saúde. E estes precisam de ajuda para continuar ascendendo economicamente, a questão é: ou vão se ajudar mutuamente ou vão buscar ajuda nos desenvolvidos. Com a criação do novo banco entre eles, fica claro que só vão pedir ajuda para os "ricos e inteligentes" somente para o estritamente necessário. Sendo assim mal para os G7.

A UE eu coloquei os dados mais para vizualizar que mesmo com a economia sem crescer eles têm em geral muito fôlego e excelente relação PIB / POPULAÇÃO se comparados principalmente com os BRICS.

Já os EUA, mesmo analisados sozinhos ainda são indiscutivelmente a maior economia do planeta, absoluta e relativamente falando. Entre os grandes países do mundo.

Veja abaixo os dados de população e PIB dos grupos.

G7

É um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo formado por: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá.


BRICS

É um grupo internacional formado entre as principais nações em desenvolvimento do planeta formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.



UNIÃO EUROPEIA

É uma união econômica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa.



Quer saber ainda mais?


Jonathan Kreutzfeld

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário