segunda-feira, 13 de maio de 2013

Crise europeia e PIIGS

Pergunta feita por uma aluna (via blog para e-mail) referente ao assunto PIIGS e crise europeia, achei interessante postar pois pode ser dúvida de mais pessoas.

Obs: Ela está fazendo trabalho sobre a Espanha.

Jonathan Kreutzfeld

Pergunta: 

Gostaria de saber se você pode me ajudar, falando o porque da Espanha estar em crise,e qual é uma possível solução que o governo pode tomar para que a crise seja resolvida, quais os países aliados a ela,e se há mais algum bloco como o PIIGS que ela participa.

Resposta:

Recomendo que continue pesquisando sobre a Espanha, entre no site do governo deles, tente ler jornais de lá, ou até mesmo o site da ONU.


Vou falar aqui um pouco mais sobre o assunto então:

- PIIGS não é um bloco, e sim uma sigla criada pelo banco mundial para se referir aos países em crise na Europa (Portuga, Irlanda, Itália Grécia e Spain ou Espanha).

Bloco econômico que ela pertence é a União Europeia, recomendo estudar um pouco mais este importante bloco.

- Os países europeus que estão em crise, estão nesta condição por vários motivos:

- há muita corrupção
- não fizeram reformas previdenciárias, a população envelheceu e continua trabalhando a mesma quantidade de anos, neste caso se aposentam cedo demais e isso dá prejuízo para a previdência. outro problema é a estrutura administrativa que é muito cara, com cargos públicos bem remunerados até demais. outro seria o fato de que a Europa atingiu um elevado nível de desenvolvimento, onde não há muito mais o que crescer a não ser que haja exploração de algum território fora da Europa  como uma colônia de antigamente. Ainda mais um aspecto, diz respeito ainda à segunda guerra mundial que destruiu vários países que não necessariamente estavam envolvidos na guerra como foi o caso da Grécia  os países foram destruídos por uma guerra que não era deles e tiveram que pegar dinheiro emprestado para se reconstruir, e agora vem a tona pois quem não consegue pagar uma dívida precisa achar um culpado.

Fato interessante é que Alemanha e Inglaterra vão relativamente bem economicamente e a Margareth Tatcher foi importantíssima para a estabilidade atual que a Inglaterra tem atualmente pois fez reformas no governo polêmicas mas necessárias já há 20 anos atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário