terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Sugestões: Filmes e Séries

Olá!

Entre guerras e situações muito diferenciadas, tanto na cultura quanto nas paisagens, ficam aqui minhas dicas Hollywoodianas ou não para entender um pouco mais sobre alguns temas.

Vídeo sobre recomendações de filmes!

QUESTÕES SOCIAIS ATUAIS


- Parasita (2019): Um excelente suspense que se passa na Coreia do Sul, país que em todo o mundo não é conhecido por sua desigualdade que é exposta de forma brilhante nesta obra de arte vencedora de 4 Óscar incluindo o inédito Óscar de melhor filme (primeiro que não é falado na língua inglesa). Retrata a desigualdade social na sua forma mais cruel, onde a invisibilidade da pobreza por parte da elite foram representadas na obra de inúmeras maneiras. A foto em destaque é bastante simbólica em um país que tem a melhor velocidade de internet do mundo a qual muitos nem sequer tem acesso. Ah, quem se interessa pelo tema deve ver também Mad World, que não é premiado mas segue uma linha muito interessante.

- Mad World (2016): É um filme pouco conhecido, porém retrata a pobreza e o estilo de vida em "cubículos" que assola grande parte da população de Hong Kong. A história não é nem a parte mais importante do filme, mas ter este ponto de vista sobre aquele país é muito interessante.

- Olhos que Condenam (2019): Uma série muito difícil de assistir. Retrata a história real da prisão de cinco jovens negros que foram acusados injustamente de um estupro no Central Park. Muitos anos depois, foram inocentados e financeiramente “recompensados” pelo erro da justiça. Um dos destaques que chama a atenção é o alto investimento de Donald Trump em publicidade naquela época para ampliar a pressão popular contra os jovens inocentes. É muito triste, mas muito necessário que seja assistido.

- Black Earth Rising (2018): Série baseada em fatos reais disponível na Netflix sobre o genocídio ocorrido na década de 1990 em Ruanda. Além da realidade cruel, a série enfatiza a enorme influência que os colonizadores europeus ainda exercem em todas as esferas do poder em antigas colônias africanas.

- The Crown (2017): Série que conta a história da Rainha Elizabeth. Coloquei aqui em questões sociais atuais pois considero que a monarquia e a discussão sobre o funcionamento de um país (parlamentarista, presidencialista..) ajuda muito a refletir sobre o que queremos para o próprio Brasil. Não que tenhamos que querer a monarquia por aqui. Mas quem assistir vai entender e perceber que Elizabeth não vive de saber sobre cachorros e cavalos.

- Chi-Raq (2015): Filme polêmico e super atual, leva a reflexão sobre a violência real na grande metrópole estadunidense e compara com guerras. Com texto envolvendo temas como pobreza, racismo, feminismo, sexismo e armas.

- Black Mirror: Série que embora seja considerada inadequada para menores, é bastante relevante para jovens que precisam refletir sobre a lida diária com a tecnologia e os valores da sociedade.


- 3%: Brasileira, série muito interessante que leva a reflexão sobre a "luta de classes", "pessoas de bem"... A produção não é das melhores, mas o roteiro bastante original e com um bom recado.

- Expresso do Amanhã (2013): Excelente filme que vai na mesma linha da série 3%. Conta a história de pessoas que vivem num trem e a guerra de classes é muito bem caracterizada.

- As Sufragistas (2015): A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

- O Grande Ditador (1940): "Classiquíssimo"!! Sátira do nazismo feita por Charlie Chaplin em plena Segunda Guerra Mundial. É simplesmente fantástico, completo este filme, por adorar clássicos, não sei como levei tanto tempo pra chegar nele. Tem um discurso extremamente atual no final do filme, impressionante e de arrepiar!

Discurso Charlie Chaplin - O grande ditador



BELAS PAISAGENS DO MUNDO

Doutor Jivago (1965): Premiadíssimo, este clássico romance se passa nos Montes Urais na Rússia, um lugar digamos que pouco filmado em filmes conhecidos. Conta com uma trilha sonora fantástica de Maurrice Jarre, com destaque para o "Tema de Lara".


Doutor Jivago: Lara's Theme

- Austrália (2008): É um romance enorme que ajuda a compreender um pouco a imensidão da Austrália fora do deserto e de suas conhecidas cidades.

- Sete Anos no Tibet (1997): Mais um enorme filme sobre paisagens maravilhosas e noções de cultura bastante distintas.

VIETNÃ

- A Guerra do Vietnã (2019): Uma série que documenta de forma muito precisa o passo a passo dos desafios enfrentados pelos americanos ao longo do conflito. Corrupção, barbárie, muito dinheiro jogado fora e política como o verdadeiro plano de fundo. 

- Apocalipse Now (1979): Mostra quão absurdo e confuso foi o conflito do Vietnã.

- Platoon (1986): Pra quem se interessa pelo tema, é o mais clássico sobre o conflito e um dos melhores de "frontline" já feitos em toda a história cinematográfica.

- Bom dia Vietnã (1987): Este mostra o "clima de paz" que se tinha no Vietnã.

- Rambo (1980): 
As sequências de Rambo foram produzidas para afirmar a ideologia capitalista e a força bélica norte-americana. Somente um soldado lutaria e venceria todos os vietcongues. Nos filmes fica clara a proposta da construção de uma representação dos comunistas como violentos, desumanos; enquanto o Rambo, ao contrário, representaria a coragem, o valor humano ético e moral, o salvador da humanidade.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

- O Destino de uma Nação (2017): Excelente filme sobre a difícil decisão tomada por Churchill no início da guerra. Decisão que por pouco não deixou a Inglaterra do lado nazista. Penso que quem tem interesse no Churchill, vai gostar bastante do filme que leva o nome dele e da série The Crown mencionada mais à frente, embora as propostas sejam completamente distintas.

- Até o Último Homem (2016): Baseado em fatos reais, mostra a dura batalha de um jovem e religioso homem para ir para a guerra sem precisar utilizar uma arma em punho.

- O Último Batalhão (2001): Sobre a 2a Guerra Mundial, filme que mostra as "glórias" de batalhões que foram formados por civis, advogados, professores, operários... e que cumpriram missões importantes nesta guerra.

- Band of Brothers (2001): Série da HBO sobre a incursão americana na Alemanha, são 10 capítulos, boas aulas de história desta guerra.

- A nação do medo (Fatherland) (1994): Único filme que eu conheço que tenta mostrar como seria a Alemanha se ela tivesse vencido a guerra e Hitler sobrevivido. Vale a pena ver, é diferente e não é um filme nazista não. Este eu achei no youtube em partes é bem raro este filme.

- The Pacific (2010): Série sobre a 2a Guerra Mundial lá do lado oriental, mostra a grande área que era de domínio japonês e como os EUA e aliados fizeram para reprimir o avanço japonês no pacífico.

- Lista de Schindler (1993): Filme que todas as pessoas normais deveriam assistir pra tentar entender o que pode ter sido o nazismo em si.

- O menino do pijama listrado (2008): Se você hipoteticamente assistir tudo o que está nesta lista e for um pouco emotivo, vai passar mais umas 2 horas chorando neste filme. Sobre 2a Guerra Mundial também.

- Raça (2016): Filme sobre a história de Jesse Owen o negro que foi em 1936 enfrentar os preconceitos do seu próprio país e da Alemanha nazista.

- Leningrado (2007): De origem russa e sem grandes produção, este filme retrata o cerco à esta cidade Russa durante a 2a Guerra Mundial que durou mais de dois anos. Mostra do que o ser humano é capaz quando está com muita fome.

- Império do Sol (1987): Mostra através da história de um menino de origem britânica, a invasão dos japoneses dentro território chinês que por sua vez ainda tinha grande influência britânica naquela época.

ORIENTE MÉDIO

- Guerra ao terror (2008): Filme que mostra as dificuldades em combater inimigos sem medo de morrer. Sobre a Guerra recente contra o Iraque. Acho que é bem americanizado, mas até que eu gostei.

- 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016): Filme sobre um grupo de soldados que tenta defender uma base na Líbia durante a visita de um embaixador americano ao país num aniversário do 11 de setembro.

- O Caçador de Pipas (2007): O filme é uma adaptação de um romance que mostra uma história triste que tem como plano de fundo o Afeganistão.

ÁFRICA


- Missão no Mar Vermelho (2019): Filme se passa no final dos anos 1970 quando ocorreu uma longa missão para resgatar judeus que viviam na Etiópia a missão era extremamente perigosa e era necessário muito sigilo, fachadas e perigo para chegar ao litoral do Sudão, onde ocorria o resgate por barcos.

- Capitão Philips (2013): Filme sobre o drama das vítimas e dos soldados da pirataria na Somália.

- Redenção (2011): Se passa onde atualmente é a divisa de Sudão e Sudão do Sul. Mostra uma história de um americano que resolveu mudar de vida para ajudar os mais necessitados.

- Lágrimas do Sol: (2003): Mais um filme infelizmente com história triste de conflitos étnicos vivenciados na Nigéria, o mais populoso país africano.

- Diamante de Sangue (2006): Sobre como é a vida de quem vive escravizado em garimpos de diamante em Serra Leoa. Faz uma crítica ao consumo deste mineral.

- O Último rei da Escócia (2006): Um médico estrangeiro chega no país bem intencionado, quer ajudar o país e acaba se envolvendo na política local.

- Senhor das Armas (2005): Um filme que se passa na Guerra Fria e faz entender como tantas armas foram parar nas mãos de guerrilhas e exércitos de países muito pobres.

TEMAS VARIADOS

- Gangues de Nova York (2002): Filme fantástico sobre os EUA do século retrasado. Faz quem assiste entender um pouco da origem da prepotência e arrogância típicas de parcela da população. Muito interessante pra entender de onde vem pessoas como o atual presidente Donald Trump.

- Interestelar (2014): É uma ficção sim! Mas tem uma sacada muito bacana sobre o esgotamento de nossos recursos naturais na Terra. É o meu filme preferido.

- A Cabana (2017): Um filme lindo para refletir e buscar o que há de melhor nos nossos sentimentos. Um filme sobre a fé.

- Narcos (2015): Série sobre Pablo Escobar, retratando a história de ascensão dele de um criminoso comum para um dos homens mais perigosos, procurados e ricos do mundo.

Episódios de Globo Repórter: Meus preferidos foram no Vietnã e Myanmar.

Jonathan Kreutzfeld

4 comentários: