segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Urbanização de praias e as ressacas: Boqueirão e Copacabana

Uma forte ressaca inundou as duas pistas da avenida da praia de Santos, no litoral de São Paulo, causando interdições e estragos em vários trechos entre os canais 6 e 7, na tarde de domingo, 21 de agosto. O volume de água foi tão grande que chegou a invadir alguns prédios e clubes que ficam no bairro da Ponta da Praia. No início da noite, a prefeitura de Santos anunciou que funcionários públicos farão a limpeza da região e a drenagem das galerias pluviais já nesta segunda-feira.

O vídeo abaixo mostra a intensidade do evento.


Por que esses eventos devem ser cada vez mais comuns na orla de várias cidades brasileiras?

Um breve histórico da urbanização da orla de Santos

O aumento da largura e da profundidade do canal do Porto, as alterações de tamanho e energia das ondas e a intensificação da ocorrência de eventos climáticos extremos, associados à subida do nível do mar e a baixa declividade da própria praia são alguns dos fatores  causadores da erosão nas praias de Santos. 

Embora não sejam do mesmo ângulo, as imagens abaixo ajudam a compreender a urbanização da orla da Praia

1936

1957

 Atual

Porém o problema maior do Boqueirão não exatamente ter uma Orla muito ocupada "enfrenteando" o mar e sim o excesso de canalização de córregos, a impermeabilização excessiva do solo do entorno e aprofundamento do canal do porto.

Canalização dos córregos aceleram a velocidade que a água "tenta" sair da área urbana, e nas ressacas favorecem a entrada da água do mar na área urbana.
 

Resumindo, ao longo da história da região costeira de Santos, muitas transformações foram realizadas priorizando a balneabilidade sanitária das praias em detrimento dos cuidados com a erosão.

Somando a grande impermeabilização de solo, canalização de córregos, falta de mata ciliar e as já citadas grandes alterações físicas na orla. A praia central de Santos assim como muitas outras do Brasil se tornam vulneráveis aos processos erosivos.

A praia de Copacabana também passou por um processo semelhante e ainda mais invasivo ao longo de sua História.




Sem mais.

Jonathan Kreutzfeld

Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário