segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Questões de Geografia UFSC


Questões originais e de simulados no padrão da prova da UFSC.

1 – Observe o mapa abaixo:
Assinale as assertivas corretas:

01. A classificação do relevo brasileiro, de Aziz Ab Saber, levou em consideração os processos morfoclimáticos responsáveis pela dinâmica atual e pretérita do relevo; o título da sua classificação é
Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
02. As principais planícies do Brasil, evidenciadas na classificação de Aziz Ab Saber, são a Amazônica, a do Pantanal e a Costeira.
04. A classificação do relevo brasileiro, de Aroldo de Azevedo, em bacias sedimentares e planaltos  cristalinos, serviu de referência para a classificação de Ab Saber.
08. O Planalto das Guianas consiste na principal região de nascente dos rios afluentes da margem direita do rio Amazonas, que vão desaguar na Ilha de Marajó.

2 – Sobre a Geografia Geral e do Brasil assinale somente as assertivas corretas:
01– Os Alpes europeus abrangem áreas desde a península Ibérica até o leste europeu, com destaque para a Grécia.
02 – A Noruega é um país com excelentes indicadores sociais que fica na Escandinávia.
04 – A Ásia é o continente com maior extensão territorial do planeta, e nela encontramos os dois países mais populosos do mundo que são respectivamente China e Índia.
08 – O maior dobramento moderno do mundo é a Cordilheira do Himalaia, tendo o monte Everest como ponto culminante do planeta com mais de 8 km de altitude.
16 – O Rio Nilo é o principal rio do continente africano, ele nasce na Nigéria passando pela República Democrática do Congo até chegar ao norte no Egito.
32 – Entre as paisagens desérticas da África, destacam-se a do Saara ao norte e a do deserto Kalahari ao sul do continente.

3 – Sobre a Geografia Geral e do Brasil assinale somente as assertivas corretas:
01 – O momento em que a o Hemisfério Sul encontra-se mais iluminado e quente é no dia 21 de dezembro, pois encontra-se no periélio da translação o que torna este dia o mais iluminado.
02 – A Zona Intertropical do planeta corresponde às áreas entre 23 graus e 27 minutos sul e norte.
04 – A Terra possui cerca de 40000 km de circunferência, já que a mesma é arredondada podemos dizer que na região equatorial teríamos aproximadamente 111km para cada 1 grau.
08 – A translação provoca a sucessão das estações do ano, é um movimento que ocorre de leste para o oeste e possui o zênite para o trópico de câncer no dia 21 de março.


4 – Sobre a Geografia Geral e do Brasil assinale somente as assertivas corretas:
01 – Durante a era Pré-cambriana o território que atualmente configura o Brasil foi atingido pelos dobramentos verificados na costa oeste da América do Sul, que deram origem à Cordilheira dos Andes.
02 - As cordilheiras do oeste do continente americano representam o perigo dos terremotos e faz o homem lembrar de que a base rochosa na qual vive é apenas aparentemente imóvel.
04 – Os movimentos verticais orogenéticos são verificados nos Alpes europeus, Cordilheira dos Andes e Himalaia e Montanhas Rochosas.
08 – A crosta terrestre é a camada onde o ser humano vive, nesta espessa camada que pode chegar à mais de 6 mil quilômetros encontramos uma grande diversidade de elementos minerais distintos. Ou seja a crosta não é homogênea.


5 – Sobre a Geografia Geral e do Brasil assinale somente as assertivas corretas:

Figura 1


Figura 2





Figura 3


01 – A erosão eólica é a principal modeladora natural das paisagens desérticas.
02 – A abrasão marinha acontece quando a força das águas do mar age na rocha fragmentando-a e consequentemente favorecendo a formação da areia das praias.
04 – Os solos predominantes no território brasileiro são os hidromórficos porque o país possui climas quentes e úmidos.
08 – A figura 1 mostra o Pão de Açúcar, este é uma feição de relevo onde a rocha se expõe e o tipo de solo que ocorre no seu rebordo imediato é o litossolo.
16 – A figura 2 mostra um rio de baixa declividade que forma meandros, representando uma área onde predomina a deposição de sedimentos.
32 – A figura 3 está representando o vulcanismo, um agente exógeno modelador do relevo.

6 – Observe, com atenção, o mapa abaixo e suponha a realização de uma viagem percorrendo o trajeto descrito pela linha que vai do ponto demarcado com a letra A até o ponto C.

FONTE: Adaptado do mapa dos Meios de Transporte - Atlas Escolar de SC - 1991

        Com relação a esse trajeto, identifique a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01.    O trajeto da viagem é realizado, em parte, através da BR 101, a principal rodovia federal de Santa Catarina, que corta o estado acompanhando a faixa litorânea.
02.    Ao longo desse percurso, o ponto assinalado com o no 1 indica a localização do Balneário Camboriú, importante centro turístico do Estado.
04.    A letra A, que assinala o local de partida da viagem, corresponde à cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, onde teve destaque a colonização açoriana.
08.    O percurso da viagem de A a B obedece ao sentido sul-norte e de B a C, o sentido leste-oeste, atravessando uma região catarinense dedicada à pecuária de corte.
16.    O no 2 indica a cidade de Joinville que se destaca por sua diversificada produção industrial e também como o município mais populoso do Estado.
32.    A segunda parte da viagem, que vai de B a C, é realizada pela BR 470 e percorre parte do Vale do Itajaí-Açu, área com destaque no contexto econômico catarinense.

7 – Sobre o processo de industrialização do sudeste brasileiro, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01.    O destaque alcançado pelas indústrias do sudeste comprova que o processo de industrialização do Brasil está relacionado exclusivamente ao capital proveniente do exterior.
02.    As áreas industriais, localizadas fora do eixo Rio- São Paulo, não possuem expressão alguma no contexto da produção industrial brasileira.
04.    A consolidação da região sudeste, como área de grande dinamismo no contexto econômico nacional, faz da cidade de São Paulo o maior centro financeiro do país.
08.    No estado de São Paulo, o crescimento industrial das cidades do interior tem sido insignificante se comparado ao vertiginoso crescimento apresentado ainda hoje pela própria capital.
16.    As indústrias catarinenses têm seu crescimento apoiado exclusivamente no capital proveniente da venda do café no exterior.

8 – Observe atentamente o mapa do Brasil, e assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
FONTE: Adaptado de Geoatlas de Maria H. Simielli. São Paulo, Ática, 1996.

01.    O centro econômico, formado pelas duas metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, é altamente industrializado e urbanizado, considerado por alguns estudiosos como uma megalópole.
02.    As setas indicam que a Amazônia é uma área de repulsão das fronteiras agrícolas e do povoamento, por se constituir numa região desprovida de toda e qualquer infra-estrutura.
04.    A área de número 3 corresponde à região Sul, com duas metrópoles regionais, e possuidora de uma agroindústria moderna, além de pólos regionais industriais diversificados.
08.    O no 5 assinala a região do sertão nordestino, uma área pouco povoada e com problemas econômicos, em que às dificuldades originadas pelo clima, somam-se as de fundo político.
16.    É possível identificar, no mapa, grosso modo, três macrorregiões distintas, vinculadas à dinâmica da acumulação capitalista em que o no 4 destaca-se pela concentração industrial.

9 – Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) que tenha(m) relação com o mapa do relevo brasileiro proposto pelo geógrafo Aziz Ab'Saber.

RELEVO, SEGUNDO AZIZ AB'SABER
FONTE:  MAGNOLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. A nova geografia: estudos de geografia do Brasil. Moderna, 1996.

01.    As grandes unidades do relevo apresentadas pelo mapa foram definidas unicamente em função das altitudes médias encontradas no território brasileiro.
02.    O número 2 corresponde ao Planalto Meridional, onde o principal evento geológico foi o intenso derrame vulcânico, assinalando também uma área drenada pelos rios Paraná e Uruguai.
04.    As planícies e terras baixas amazônicas aparecem no número 8 e correspondem à unidade do relevo, recoberta por uma floresta xerófila, caducifólia e de reduzida biodiversidade.
08.    O número 10 representa o Planalto Central recoberto por uma complexidade vegetal e cortado pela calha do rio Paraguai, que atravessa terrenos da era quaternária.
16.    As serras e planaltos do leste e sudeste estão representados pelo número 5, área em que são encontradas grandes jazidas minerais, como as existentes no Quadrilátero Ferrífero.

10)   TEXTO 1.
"A queimada da floresta para plantar cafezais foi a principal causa, mas não a única, do desflorestamento no século XIX.  O comércio do café induziu o crescimento demográfico, a urbanização, a industrialização e a implantação de ferrovias".  DEAN, Warren.  A ferro e a fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica. São Paulo, Cia. das Letras, 1997, p. 206.
       
TEXTO 2.
"A FERRO E FOGO trata da ambição e bravura à custa da depredação desenfreada dos recursos naturais brasileiros.  Desde o início do livro, Dean não deixa dúvidas da sua posição - a eliminação quase total da Mata Atlântica foi uma fatalidade que trouxe danos irreversíveis ao ecossistema e ao clima".  (Revista VEJA, de 30/10/96).

MATA ATLÂNTICA:  EVOLUÇÃO DO DESMATAMENTO
FONTE: Adaptado de Atlas Nacional do Brasil.  IBGE, 1992.

        A partir dos dois textos, observe a seqüência de mapas a respeito da Mata Atlântica e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.    O desflorestamento da Mata Atlântica não tem relação com os sucessivos ciclos da economia brasileira e nem com a derrubada da mata para a utilização do espaço por ela ocupado.
02.    A eliminação quase total da Mata Atlântica teve seu início já nos primórdios da colonização e prosseguiu ao longo dos diferentes períodos históricos, trazendo danos ao equilíbrio ambiental.
04.    A ocupação humana da região sudeste acelerou-se, consideravelmente, a partir do século XIX, exigindo mais espaços, o que implicou o desmatamento da formação vegetal acima explicitada.
08.    Como se pode observar nos mapas, originalmente a Mata Atlântica acompanhava com pequenos intervalos a faixa litorânea brasileira, do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e as áreas remanescentes estão relacionadas à instalação de parques nacionais, estações ecológicas e às escarpas das serras.
16.    A observação dos mapas permite concluir que, nos anos 60, a política ambiental implementada pelos governos militares favoreceu, através de intensos reflorestamentos, a recuperação desse domínio morfoclimático.


2 comentários: